TÓPICOS PARA EXAME DE ACESSO AO CURSO DE PEDAGOGIA 2020

UNIDADE I- A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA

  • Origem e conceito da Pedagogia
  • Objecto de Estudo da Pedagogia
  • Níveis ou tipos de educação
  • Ensino
  • Objectivos da Pedagogia
  • Funções da Pedagogia
  • Aspectos fundamentais da pedagogia
  • Categorias da Pedagogia

UNIDADE II- RELAÇÃO DA PEDAGOGIA COM OUTRAS CIÊNCIAS

  • Ramos da Pedagogia
  • Teoria da educação:
  • Didáctica
  • Organização escolar
  • História da educação e da pedagogia
  • Ciências auxiliares da Pedagogia
  • Filosofia da Educação
  • Sociologia da Educação
  • Psicologia da educação
  • Biologia da Educação
  • Economia da Educação

UNIDADE III – TEORIAS E MODELOS PEDAGÓGICOS

  • Pedagogia da heteroestruturação do conhecimento
  • Postura do aluno no modelo da heteroestruturação do conhecimento
  • Postura do professor no modelo da heteroestruturação do conhecimento
  • Pedagogia de auto-estruturação
  • Postura do aluno no modelo da auto-estruturação
  • Postura do professor no modelo da auto-estruturação
  • Modelo de intervenção didáctica na pedagogia de auto-estruturação
  • Aspectos relevantes no modelo auto-estruturante
  • Principais autores do modelo auto-estruturantete e suas teorias
  • Maria Montessori (1879-1952)
  • Decroly (1871-1932)
  • Dewey (1859-1952)
  • Claparède (1873-1940)
  • Cousinet (1881-1973)
  • Freinet (1896-1966)
  • Pedagogia de interestruturação
  • Princípios da pedagogia da interestruturação

UNIDADE IV. O SISTEMA EDUCATIVO ANGOLANO

  • Caracterização do sistema educativo Angolano
  • Legislação aplicada ao ensino
  • Estrutura do ensino em angola
  • Reformas educativas em Angola

UNIDADE V: A PLANIFICAÇÃO DO ENSINO

  • Aula como forma de organização do ensino.
  • Fases didácticas.
  • Componentes do ambiente de aprendizagem.
  • Objectivos pedagógicos.
  • Métodos didácticos pedagógicos.
  • O plano de aulas.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

Legislação vigente sobre a educação.

Bertrand, Y. (2001). Teorias contemporâneas da Educação. Lisboa, Portugal: Horizontes Pedagógicos.

Gaspar, P., & Diogo, F. (2013). Sociologia da Educação e Administração Escolar. Luanada, Angola: Plural Editores.

Guedes, A. (2014). Teoria da Educação. Lunanda, Angola: Plural Editores.

Libâneo, J. c. (1994). Didáctica: Série formação do Professor. São Paulo: Cortez.

Pessanha, M., Barros, S., Sampaio, R., Serrão, C., Veiga, S., & Araújo, S. C. (2013). Psicologia da educação. Luanda, Angola: Plural Editores.

Piletti, C. (2010). Didáctica Geral. São Paulo: Áctica.

Tavares, R. H. (2011). Didáctica Geral. Belo Horizonte: UFMG.

Veiga, A. (2012). A Educação Hoje: A realização integral e feliz da pessoa humana (8º ed.). Portugal: Editorial Perpétuo Socorro.

ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Deixe uma resposta