TÓPICOS PARA EXAME DE ACESSO AO CURSO DE SOCIOLOGIA 2020

UNIDADE I. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA

1.1. Sociologia e conhecimento da realidade social. Génese, noções e objecto da sociologia. 1.2. Objectivos e funções da sociologia.

1.3. Complexidade das ciências sociais. Unidade e pluralidade do social.

1.4. Complementaridade e interdependência nas ciências sociais. A Interdisciplinaridade como atitude metodológica.

1.5. Fenómenos sociais totais.

1.6. Factos sociais.

1.7. O social e o sociológico.

1.8. A sociologia e os sociólogos. Os primeiros sociólogos: Auguste Comte, Herbert Spencer, Karl Marx, Max Weber, Emile Durkheim. O Sociólogo face à realidade social.

1.9. A sociologia como ciência social.

1.10. A articulação entre a sociologia e outras ciências sociais e humanas (Sociologia, Historia, Psicologia, Pedagogia…).

1.11. Métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais.

UNIDADE II. ORGANIZAÇÃO DA VIDA SOCIAL

2.1. Papel e estatuto social.

2.2. Processo de interacção social.

2.3. Formas de sociabilidade e processos de relação. Tipos de agrupamentos sociais.

2.4. Agrupamentos estruturados.

2.7. Colectividades estruturadas e não estruturadas.

UNIDADE III. NORMAS, VALORES, COMPORTAMENTOS E PADRÕES DE CULTURA

3.1. Valores, normas e comportamento.

3.3. Controlo social, comportamentos desviantes e anomia.

3.4. Padrões de cultura.

3.5. Conceito sociológico de cultura e cultura como referencial sociológico.

3.6. Elementos de cultura.

3.7. Padrões de cultura e etnocentrismo cultural.

3.8. O homem como produto/produtor da cultura.

3.9. Cultura e contracultura.

3.10. Cultura e subculturas.

3.11. Ordem social e controlo social.

3.12. A sociologia da cultura na obra de Mário Pinto de Andrade.

3.13. Cultura e identidade nacional.

UNIDADE IV. ESPAÇOS SOCIOCULTURAIS E COMUNIDADES ETNOLINGUÍSTICAS EM ANGOLA

4.1. Significado histórico-sociologico das Sociedades pré-coloniais de Angola e para a compreensão das fronteiras étnicas e dos actuais espaços socioculturais.

4.2. Espaço sociocultural bantu.

4.3. Espaço sociocultural vatwa.

4.4. Espaço sociocultural khoisan.

4.5. Principais comunidades étno-linguisticas em Angola.

4.6. Sociedades étnicas e espaços socioculturais em Angola.

4.7. Espaços socioculturais e comunidades étno- linguisticas transacionais.

4.8. Identidades Culturais e etnicidade.

4.9. Identidades étnicas, angolanidade e identidade nacional.

UNIDADE V. SOCIALIZAÇÃO

5.1. Noção de Socialização.

5.2. Processo de socialização.

5.3. Agentes da socialização.

5.4. A socialização como processo de transmissão cultural.

5.5. A socialização como processo de reprodução social.

5.6. Socialização, papel social e estatuto social.

5.7. Papel social e estatuto social

UNIDADE VI. CLASSES SOCIAIS E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

6.1. Estratificação e hierarquia social.

6.2. Critérios de estratificação social.

6.3. Classe social.

6.4. Estratificação social, desigualdades sociais e exclusão social.

6.5. Estrutura social e Classe social na sociedade Angola colonial.

UNIDADE VII. INSTITUIÇÕES SOCIAIS E REPRODUÇÃO SOCIAL

7.1. O que são instituições.

7.2. Elementos das instituições.

7.3. As instituições como elemento de produção e reprodução social.

7.4. Os aparelhos ideológicos do Estado.

7.5. Estado, Nação e Pátria.

7.6. O papel da instituição familiar e da instituição escolar na reprodução social e cultural. 7.7. Os meios de comunicação de massa e a reprodução social.

7.10. As igrejas em Angola.

UNIDADE VIII. SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

8.1. Objectivos da sociologia da Educação.

8.2. Noção de educação.

8.3. A função de escola no processo de socialização.

8.4. A importância ideológica de escola na selecção e reprodução social.

UNIDADE IX. MUDANÇA SOCIAL

9.1. Noção de mudança social.

9.2. Factores de mudança.

9.3. Mudanças sociais evolutivas e mudanças sociais impostas.

9.4. Resistência à mudança.

9.5 O fenómeno da globalização.

UNIDADE X. TÉCNICAS DE PESQUISA SOCIOLÓGICA

10.1. Métodos e técnicas de pesquisa sociológica;

10.2. Técnicas de pesquisa sociológica.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

LAKATOS, Eva Maria; Marina de Andrade Marconi(1990), Sociologia geral, 6. ed. rev. e ampl. — Sao Paulo : Atlas.

LOUSÃ, Eva Petiz Freitas (2011), Sociologia 12º, Lda, editora: Edições reditep

BRAVO, Orlando (1998), Sociologia. Cursos complementares do ensino secundário, 10 ou 11° anos de escolaridade. Porto Editor, 343 p.

OLIVEIRA, Maria da Luz e ali (2006), Sociologia. 12 Ano. Novo Programa. Lisboa. Texto editores, p.287.

OLIVEIRA, Maria da Luz, PAIS, Maria João, CABRITO Belmiro Gil (1999). Sociologia. 12° ano. Lisboa. Texto Editor, p. 384.

PITÉ, Jorge (1997), Sociologia. 12° ano, Lisboa. Editorial Presença, p.294.

PITÉ, Jorge (1997), Dicionário Breve de Sociologia. Lisboa, Editorial Presença, p.162.

SILVESTRE, Manuela, MOINHOS, Maria José (2004), Sociologia. 12 ano, Ensino Secundário, Lisboa: Lisboa Editora, p.336.

CALEY, Cornélio (2006), Contribuição para o pensamento histórico e sociológico de angolano. Editora Nzila, Luanda. p.284.

CARVALHO, Paulo de (2003), «Angola, Estrutura social da sociedade colonial». Kulonga – Revista de Ciências da Educação e Estudos Multidisciplinares, nº 2, pp 73 – 92.

COSTA, António Firmino (1992), O que é a Sociologia. Lisboa, Difusão Cultural, p.120.

KAJIBANGA, Victor (2004), «Etnias, Dinâmicas Socioculturais e Direito Costumeiro». In Revista de Ciências da Educação e Estudos Multidisciplinares, nº 3, p.p 87 – 101.

KAJIBANGA, Victor (2000), A Alma sociológica na ensaística de Mário Pinto de Andrade. Uma introdução ao estudo da vida e obra do primeiro sociólogo angolano. Luanda, INIC, p.p 27 – 73, 112 – 117.

REDINHA, José (1975), Distribuição Étnica de Angola. 9ª Edição, Fundo de Turismo e Publicidade. p.35.

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